Jardim Detox

Recebi de uma grande amiga, um email que achei interessante compartilhar no blog. Tem tudo a ver com Sustentabilidade e de certa forma complementa os últimos Posts, pois fala sobre a importância das Plantas para a renovação do ar dentro das edificações.

Para ilustrar esta parceria entre a Arquitetura e a Natureza escolhi algumas imagens … a primeira é da Goldstein Residence. Projetada e construida entre 1961 e 1963, pelo arquiteto americano John Lautner em Los Angeles – Califórnia, esta casa já serviu como cenário para vários filmes, entre eles Charlie’s Angels e The Big Lebowski.

Muito comum falarmos sobre a poluição externa, mas raramente paramos para pensar na qualidade do ar dentro de nossas casas ou ambientes de trabalho.
Especialistas afirmam que existe uma forte concentracão de elementos poluentes que contaminam o ar em espaços internos, isto acontece pois alguns solventes usados em materiais de construção e/ou no tingimento de tecidos, evaporam mesmo a uma temperatura ambiente e acabam contaminando o ar. O mesmo acontece com o formaldeido (formol), presente em colas usadas no processo de fabricação de alguns móveis, espelhos e vidros, ou o xileno e o tricloroetileno, componentes de tintas e monitores.

É dificl imaginar que os objetos que decoram nossos ambientes, podem liberar estas toxinas e consequentemente serem a principal causa de alergias, asma e outras patologias mais graves. Mais difícil ainda seria controlar tudo o que entra na sua casa ou escritório para não contaminar o ar que você respira todos os dias. Por isso a renovação do ar é tão importante. Mais que a troca de ar proporcionada pela ventilação, pesquisadores encontraram a solução na natureza e identificaram plantas que podem ser cultivadas inclusive em locais com pouca iluminação, capazes de neutralizar esta “poluição interna”.

Todas as plantas são capazes de remover poluentes transportados pelo ar, mas algumas se destacam, como a Dracena, a Samambaia e a Babosa, além da Palmeira Areca e a Ráfis, consideradas hoje as mais eficientes além de muito conhecidas por suas qualidades ornamentais. Abaixo uma seleção das plantas mais recomendadas para neutralizar a poluição em espaços residenciais e comerciais:

  

Filodendro, Espada de São jorge e Babosa:
Podem ser cultivadas em ambientes internos e externos.
As duas últimas são recomendadas para dormitórios, pois liberam oxigênio à noite, além de exigirem pouca manutenção.
A Espada de São Jorge se desenvolve melhor em ambientes de meia-sobra, enquanto a Babosa, prefere sol e ambientes mais secos.

     

Palmeira Areca e Ráfis: 
Neutralizam a maior parte dos agentes poluidores, podem ser cultivadas em ambientes internos ou externos, mas necessitam de luz.
Foto ambientada: Projeto Casa Grécia, de Isay Weinfeld

      

Dracena:
Mais eficaz contra formaldeído e xileno, desenvolve-se melhor em regiões de clima quente e seco, precisa de sol
Foto ambientada: Projeto Casa na Praia da Baleia, de Arthur Casas

 

Samambaia:
Umidifica o ar e neutraliza o formaldeído, ideias para ambientes internos e sombreados, necessitam de mais cuidados
Foto ambientada: Projeto para Casa Cor 2009, de Roberto Migotto 

 

Hera: 
Gosta de sol mas pode ser cultivada a meia-sombra, crescimento rápido precisa ser podada, como recobre uma área grande, ajuda na retenção de poeira em suspensão.

 
Idéias: 
Escritório Projetado pelos Arquitetos Paul Haydu e Hullet Jones – São Francisco, Califórnia – USA

Câmara de Comércio e Indústria, projeto: Sadar Vuga Architects – Ljubljana, Eslovenia 

Cobertura em Nova Iorque – USA 

Idéias Design
Hanging Air Pods, por Micheal Mc Dowell 

  Jardim vertical feito com blocos de concreto pintados – Foto: Maíra Acayaba, Revista Casa e Jardim

3 comments

  1. Se já havia me encantado com minha 1ª visita ao Blog, agora estou triplamente encantada:1º) pela Elegância (como já lhe havia dito), 2º) pela forma clara e objetiva das informações, e 3º) pela beleza das fotos e imagens que ilustram os textos. Até mesmo as referências são dispostas de maneira autêntica, divulgando e destacando o autor de cada projeto, ou obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>