Branco Total

Primeiro Post do ano, ainda com as lembranças do réveillon, o branco não saiu da minha cabeça.

Branco = Paz = Renovação = Pureza = Luz

Foi pensando nisso que resolvi abrir 2013 com um Post Branco Total, mostrando o emprego desta cor, ou talvez da ausência de cor, na arquitetura e na decoração.

Vila em Mikonos, Grécia

As construções brancas ou policromáticas, tiveram sua origem na Antiguidade Clássica, quando se acreditava no respeito às características intrínsecas dos materiais oferecidos pela natureza, como sinônimos de plasticidade e estética. Durante séculos, arquitetos e artistas copiaram os modelos arquitetônicos clássicos, acreditando que a policromia simbolizava a pureza dos materiais, garantindo assim a qualidade das construções.

Nem só de estética vive o branco. Na Europa, a cor é muito utilizada nas fachadas, para amenizar o calor dentro das edificações.
Na Grécia, no sul da Espanha e de Portugal a maior parte das construções, recebe como acabamento uma pintura caiada – feita com cal.
No verão faz muito calor e o sol é constante, a pintura branca foi uma forma encontrada pelos europeus para refletir grande parte dos raios do sol, evitando o superaquecimento no interior de suas casas.

Na minha opinião, um dos melhores lugares para se observar a beleza do branco na arquitetura, é a Grécia. O mar de edificações cândidas, parece intensificar o azul do céu e do Mediterrâneo.
Alíás, esta é uma outra característica da cor branca, a de evidenciar tudo o que está a sua volta. Quanto mais branco, mais destaque se dá a cor natural dos materiais e do seu entorno.

Fã da arquitetura grega, me apaixonei por esta vila de aproximadamente, 4.000m2 de área total, situada no alto de uma colina, na ilha de Mykonos. No melhor estilo todo-branco da arquitetura mediterrânea, Mina Villa One and Two, são duas propriedades localizadas em um complexo privado, acima da Glyfadi Bay, no ponto sul-ocidental da ilha.  As duas vilas podem ser alugadas em conjunto, para um grande número de pessoas, ou em separado e a diária fica em torno de US$ 3.800,00.

Detalhes da varanda, pergolado sombrea a área de descanso e os arcos que abrigam a sala de almoço

Detalhe da piscina com borda infinita e das esculturas de caranguejo

sala de estar externa, detalhe das paredes revestidas com pedras locais, sofá fixo com estrutura em alvenaria e estofados em linho

sala de estar interna, piso com tábuas largas em madeira patinada, predominância do branco nas estantes, cortinas e estofados

à esquerda: sala de jantar com móveis em madeira clara e detalhe do lustre estilo provence
à direita: outro ângulo da sala de almoço externa, abrigada pelos arcos tão característicos deste estilo de arquitetura

Muitos designers usam o branco como base na hora de produzir um ambiente. Enquanto uns trabalham o branco somente como pano de fundo, outros alvejam seus ambientes com a total pureza da cor.
Durante minhas pesquisas acabei me interessando pelo trabalho de Susanna Cots, arquiteta catalã que tem o branco como “um estilo de vida” como ela mesma define:

“Because white does not scare us, or make us feel blocked nor we are afraid of staining it. …. Because we believe that the authenticity of white resides in its purity and brightness.”

Escolhi algumas obras desta arquiteta para ilustrar o que considero o belo emprego do branco na arquitetura e na decoração, espero que gostem.

“Pure White” 

 A Casa Branco Puro, em Almuñecar – Granada, Espanha / Fotos: Susanna Cots Portfolio

Detalhe da varanda, piso e mobiliário em tons claros,tem sua uniformidade quebrada pela estrutura em ripas de madeira que emolduram a vista para o mar

 Sala de Almoço, aberta para a Cozinha Gourmet / Fotos: Susanna Cots Portfolio

Cozinha Gourmet, ilha em marcenaria laqueada de branco, tampo e ferragens em aço inox

jardim interno separa a Cozinha Gourmet da Sala de Estar / Fotos: Susanna Cots Portfolio

“Parallel to the Sea” 

Casa a beira mar, em Llavernas – Barcelona, Espanha / Fotos: Susanna Cots Portfolio

“Roots of the Future” 

Casa de Campo em Calaf – Barcelona, Espanha / Fotos: Susanna Cots Portfolio

Simbologia do branco

Na cromoterapia: o branco representa a Luz divina, potencializa todas as outras cores.

Na Arquitetura e decoraçãoo: pode despertar sensações de calma e tranquilidade para alguns, ou frieza e impessoalidade para outros. Passa a sensação de limpeza e frescor.

Para o Feng Shui: o branco simboliza a neutralidade, pode ser usado em qualquer ambiente, porém em excesso, passa a sensação de infinito e vazio. O ideal é quebrar o branco com quadros e móveis coloridos

Outras referências do branco na decoração:

o cômodo em segundo plano, assim como as paredes e cortinas brancas deste hall, destacam o trabalho do piso com tábuas largas em madeira de demolição

vista do dormitório para a sala “pure white” destaque apenas para o quadro e livros na estante

piso, paredes e forro pintados de branco, contrastam com o mobiliário deste apartamento na Noruega

os tons de bege e madeira natural conferiram mais aconchego ao ambiente branco total

o lilás do tapete e almofadas deixou esta sala de estar mais feminina

gosto muito deste ambiente, o branco se aliou a algumas peças coloridas para alegrar o espaço
sem falar na parede de tijolos aparente, que trouxe textura e vida para esta sala

cozinha com ar industrial: branco + aço inox + tubulação aparente + textura nas paredes

         

branco nos dormitórios = paz e tranquilidade

         

branco nos banheiros = sensação de limpeza e frescor
à esquerda: porcelanato no piso e banheira de louça
à direita: bancada em mármore piguês, piso tipo tijolinho, similar ao azulejo artesanal 7,5x15cm da Antigua, à venda na Euroville e banheira em louça estilo Idt - referância via Elle Decor

Espero que tenham gostado do primeiro post do ano e desejo a todos um feliz 2013!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>